Escola Dep. Francisco Monte

quarta-feira, 13 de abril de 2011


      
“Se pensarmos pequeno... coisas pequenas teremos, mas, se desejarmos fortemente o melhor e, principalmente, lutarmos pelo melhor... o melhor vai se instalar em nossa vida.”

JUSTIFICATIVA  
Um professor comprometido com a verdadeira filosofia da educação está sempre buscando situações de aprendizagem que ajudem seus alunos a se descobrirem cidadãos do mundo. Para isso, deve trabalhar para desenvolver potencialidades, formar competências, favorecer oportunidades, a fim de que adquiram autonomia progressiva e saibam partir de referenciais para construírem novos conhecimentos.
Preparar os estudantes para aprender é abrir espaços e capacitá-los ao enfrentamento do novo, numa sociedade letrada, inserida em um mundo globalizado, onde circulam diferentes tipos de linguagem.
Sendo a leitura uma “janela aberta para o conhecimento de mundo”, justifica-se um trabalho de incentivo cada vez mais crescente, contínuo e permanente, em toda a sua diversidade.
Ler, entender, opinar, compartilhar são ações que formam alunos pensantes e participantes, são ações que ajudam o aluno a formar uma crítica respeitosa e construtiva, a criar uma consciência de cidadania, sabendo observar valores, socializar e transferir novos saberes.
Ler, também, por prazer! Descobrir no inusitado, ver o outro através das palavras, sentir o outro. Deleitar-se, saborear, ir além do pensamento. É o saber com sabor de que nos fala Rubem Alves.
Considerando a força transformadora que a leitura possui, iniciamos o projeto Lendo no Recreio, envolvendo os alunos do Ensino Fundamental I e II da Escola Dep. Francisco Monte, com objetivos e estratégias diversificados.

OBJETIVOS
a. Geral
Desenvolver a aprendizagem leitora construindo ações que permitam reconhecer a leitura como fonte de prazer e de conhecimento de mundo.
b. Específicos
  • Despertar a curiosidade para a leitura de livros atrativos.
  • Propiciar, através das leituras desses livros, momentos de discussões proveitosas e prazerosas na hora do recreio.
  • Estimular o gosto pela leitura, despertando o desejo de consultas à biblioteca e a outras fontes de pesquisa, na construção de novos conhecimentos.
  • Favorecer o intercâmbio dessas leituras com pais, professores, funcionários e outras pessoas de vivência da escola.
  • Possibilitar, ao aluno, ser um divulgador de idéias e um criador de situações, que também levem outros alunos ao deleite e encantamento da leitura.
  • Envolver os alunos nas dinâmicas do projeto, de modo a serem eles mesmos os autores de poesias, contos e outros gêneros literários, transformando-os em leitores de seus próprios textos.
  • Conscientizar os alunos de que “A leitura é o meio mais eficiente de enriquecimento e desenvolvimento da personalidade: é um passaporte para a vida e a sociedade” (Barbara Vasconcelos, in A Literatura Infantil).
DESENVOLVIMENTO
a. Ações
  • Pesquisa, seleção de livros de vários tipos: gibis, clássicos, curiosidades, contos modernos, literatura de cordel...
b. Estratégias
·  Realizar uma investigação de forma natural e espontânea para conhecer a preferência de gêneros literários dos alunos.  
·        Exposição de livros no pátio em tapetes no chão;
·  Pesquisar e selecionar livros de diversos gêneros literários, considerando as escolhas dos alunos.
·  Trocar idéias com a gestão  pedagógica e professores  dos segmentos Ensino Fundamental I e II sobre os objetivos do projeto.
·  Expor, nos corredores, cartazes sinalizadores de incentivo à leitura dos livros.
·  Formar grupinhos de alunos, que serão identificados como estimuladores de leitores, com a função de convidar colegas a se envolverem nas atividades do projeto.                             
·  Fotografar aspectos relevantes do projeto e montar painéis em diversos pontos da escola.
·  Avaliar alunos, funcionários e pais a respeito do andamento do projeto, avaliações estas que se transformarão em mais um instrumento de leitura.
·        Organizar uma vez na semana, Encontro com a leitura, dando oportunidade a todos lerem na hora do recreio.
·        Empréstimo de livros aos professores para lerem em casa

RECURSOS

a)MATERIAIS




Livros de Literatura Infantil e Infanto- juvenil

b)HUMANOS
Profª  Mª Tania Siqueira Ávila,  Professores do  PROGRAMA JORNADA AMPLIADA e Auxiliares de Serviços









AVALIAÇÃO
A avaliação deverá se processar da forma mais natural possível, através da conversação diária, da observação de mudanças de atitudes e nos registros da rotina de atividades vivenciadas. Assim procedendo, poderemos verificar a capacidade e o potencial dos alunos, suas dificuldades e seus limites, interferindo sempre que precisem de ajuda.
Nessa interação, poderemos descobrir que tipos de leitura agradam mais; se o aluno consegue construir o significado do texto; se é capaz de perceber emoções expressas pelos autores; se, após suas leituras, estabelecem diálogos e trocam informações; se mantêm interesse pelo projeto; se há necessidade de mudanças de estratégias.
Também serão utilizados questionários informais para que alunos, professores, pais e outros membros da comunidade possam expressar seus pontos de vista acerca da importância e das dinâmicas do projeto.
O ato de avaliar é contínuo, e contínuas deverão ser as dinâmicas de acompanhamento de todos os envolvidos na vivência deste projeto.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Vivenciar o projeto Lendo no Recreio foi realizar um grande e belo sonho. Foi ver professores e alunos engajados num trabalho comum para desenvolver competências, formar habilidades, favorecer oportunidades de crescimento e autonomia e ampliar a consciência de cidadania através da leitura de mundo, baseada na observância de valores éticos e morais.
A construção desse projeto fundamentou a necessidade de se compartilharem ações que possam desenvolver/criar alunos pensantes e participantes, alunos que sejam capazes de formar uma crítica respeitosa e construtiva sobre as suas leituras e se capacitar para o enfretamento do novo, dentro de uma sociedade letrada e um mundo globalizado.
Desenvolver esse projeto foi também despertar o “prazer pela leitura”, não somente ver a força transformadora de que a leitura é possuidora, mas deixar os alunos aptos a “saborearem” palavras, a descobrirem sentimentos, a aprenderem a se colocar no lugar do outro e, assim, deleitarem-se com os contos, com os poemas, enfim, com todas as formas de gêneros literários e diversidade de textos.
Essa nova maneira de ensino–aprendizagem provocou o encantamento das crianças e dos adolescentes, que descobriram uma maneira mais sugestiva, atrativa e desvinculada de regras e compromissos obrigatórios — “aprender por aprender”.
Foi gratificante observar o interesse e entusiasmo dos alunos e a freqüência com que procuravam as leituras
É objetivo do projeto, também, despertar a vontade de produzir. Pretendemos chegarmos ao final do projeto, felizes, orgulhosos, encantados e certos de que abrimos um novo caminho.
Oferecer, aos alunos da Escola Dep. Francisco Monte, uma oportunidade de enriquecimento, uma chance de trabalhar com novos materiais, um espaço para novas relações humanas, sentir em cada rosto a satisfação de cada momento, o ser reconhecido e valorizado, o ser acolhido e respeitado.
                     Taperuaba, 15 de fevereiro de 2011.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NA PAGINA DE ATIVDADES EXTRAS

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