Escola Dep. Francisco Monte

terça-feira, 12 de abril de 2011

Projeto Fluência de Leitura com a Música
Professoras:
                     Telma Mendes
                     Rita Maria Magalhães
                     Jaqueline Ávila
                     Elizabete Ávila
                     Aurecília Ávila
Coordenadora Pedagógica: Rosana Teófilo                    
Público alvo: Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental

Duração: 2 semana

Justificativa: Ao receber o resultado da avaliação externa, percebeu-se que ainda há muitos alunos, sem fluência na leitura, precisando aumentar a velocidade. Surgiu à idéia de se trabalhar com música Fiquei aqui
Objetivo geral: Desenvolver nas crianças, através de atividades lúdicas e pedagógicas, o desejo de conhecer e valorizar a arte circense.

Objetivos específicos:
• Desenvolver o gosto pelo circo;
• Despertar o gosto pela arte e pela música;
• Conhecer e valorizar os profissionais que trabalham no circo.
• Trabalhar e desenvolver a criatividade e a imaginação;
• Desenvolver e trabalhar o raciocínio e a atenção;
• Executar movimentos básicos associados ao ritmo;
• Manter o equilíbrio em diversas posições;

Conteúdos:
• Data comemorativa: o dia do circo;
• Expressão corporal;
• Ritmo e dança;
• Equilíbrio;
• Expressões gráficas: desenho, pintura, alinhavo, montagem;
• Historinhas e poema.

Metodologia:
• Assistir o DVD do desenho Dumbo, Patati e Patata informativo relacionados ao circo;
• Conversa informal e questionamento sobre o filme assistido e sobre o circo;
• Relatar os nomes de animais e profissionais existentes no circo;
• Músicas dramatizadas relacionadas ao circo/palhaço;
• Confecções de máscaras, babadinho (babeiro), móbile, viseiras e nariz e óculos do palhaço;
• Confecção de cartazes;
• Alinhavo, colagem, pintura com tintas;
• História em seqüência;
• Quebra cabeça do palhaço;
• Historinhas e poema: O leão cantor, O palhaço narigudo, O palhacinho, O aniversário do Palhaço entre outros;
• Jogos com figuras relacionadas ao tema.
Culminância: festinha com acessórios e com apresentação de palhaço realizados pelos alunos.
Gincana cultural com a história do circo e representação de um circo pelos alunos;

Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.


"O circo é, antes de tudo, um espetáculo visual. O palhaço faz tudo seriamente. Ele não precisa falar e sim fazer graciosos trejeitos. Sua mímica ingênua sempre consegue fazer rir." (Leonid G. Engibarov)

Nenhum comentário:

Postar um comentário